Anvisa alerta para riscos de medicamento usado por gestantes

Anvisa alerta para riscos de medicamento usado por gestantes Na última semana, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) emitiu um alerta sobre um medicamento usado por gestantes para evitar…

Anvisa alerta para riscos de medicamento usado por gestantes

Anvisa alerta para riscos de medicamento usado por gestantes

 

Na última semana, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) emitiu um alerta sobre um medicamento usado por gestantes para evitar náuseas. O motivo do alerta se deu por conta da substância ondansetrona e seu risco de má-formação orofacial, como lábio leporino, em crianças.

Após a divulgação de estudos que apontaram um aumento no número de casos, a Anvisa recomenda cautela na prescrição dos medicamentos. A pesquisa levou a Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (Aemps) a proibir o uso da substância durante a gravidez. Entidades médicas afirmam que o risco à saúde humana é considerado baixo e que a indicação deve ser feita quando outras medidas não tiverem o sucesso esperado.

O informe da Anvisa diz que os cuidados com a indicação devem ser principalmente no primeiro trimestre da gravidez. O órgão ainda recomenda que mulheres em idade fértil que fazem uso da medicação sejam orientadas a utilizar métodos contraceptivos eficazes.

A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia se manifestou sobre o assunto e esclareceu que medicamentos que possuem a substância na composição mostram-se mais eficazes e com menos efeitos colaterais. O presidente da Comissão Nacional Especializada em Assistência Pré-Natal da entidade, Olímpio Barbosa de Moraes Filho, considerou o risco como “irrisório”e afirmou que a pesquisa é controversa: “A diferença é de três casos e é um estudo retrospectivo, então é questionável.”

 

Conheça o curso de pós-graduação EAD em Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos da Pós Estácio!