Ministro afirma que surto de ebola foi controlado

Durante coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (10) o ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou que o primeiro caso suspeito de ebola no Brasil, registrado no município de Cascavel (PR), tem sua situação atual sob controle. Todos os procediment

Ministro afirma que surto de ebola foi controlado
Durante coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (10) o ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou que o primeiro caso suspeito de ebola no Brasil, registrado no município de Cascavel (PR), tem sua situação atual sob controle.
Todos os procedimentos realizados foram feitos em um tempo-resposta extremamente adequado e em cumprimento a todos os requisitos de protocolo, afirmou o ministro. 
Segundo Chioro, a identificação do caso foi feita pela Secretaria de Saúde de Cascavel. O paciente foi isolado e a Secretaria de Saúde do Paraná e o Ministério da Saúde foram alertados sobre a suspeita.
Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS), já foi informada sobre o caso suspeito.

Entenda o caso
No dia 19 de setembro o homem suspeito de portar ebola, de 47 anos, saiu da Guiné. Ele teria desembarcado no aeroporto de Guarulhos no dia 19 de setembro.
Na última quinta-feira (9), o suspeito procurou atendimento na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Cascavel. Ele teria apresentado febre, tosse e dor de garganta.
O estado de saúde do paciente é bom, sem sintomas de hemorragia ou diarreia segundo boletim médico.
Mesmo assim, o paciente continua isolado.
Ainda segundo o ministro 64 pessoas tiveram algum tipo de contato com o homem, sendo 60 delas na UPA de Cascavel. 
Todas essas pessoas são consideradas de baixo risco, mas serão submetidas ao monitoramento de temperatura uma vez por dia durante 21 dias.